milho


Nome científico: Zea mays
Família: Poáceas (Gramíneas)
Origem: México
Descrição e características da planta: é a planta mais bem estudada e manipulada geneticamente pelo homem. Apresenta uma grande diversidade no tamanho das plantas, das espigas e dos grãos; nas cores das palhas, dos grãos, dos talos e das folhas; na produtividade e nas características dos grãos, tais como: amiláceos, doces e duros. A planta produz flor masculina (flecha ou pendão) na sua parte mais alta, onde produz os grãos de pólen e a flor feminina (espiga) à meia altura. Cada fio (cabelo) que sai da espiga é responsável pela produção de um grão, depois de fecundada. É uma cultura anual e é muito sensível ao comprimento do dia. Portanto, as variedades selecionadas em países de clima tropical não se dão bem em regiões de clima temperado e esse mesmo problema ocorre em situação inversa. No Brasil, existem variedades e híbridos que produzem bem em determinadas regiões e não em outras. O milho produz bem em épocas do ano com média a alta temperatura e boa disponibilidade de água no solo. A propagação é feita por sementes.
Produção e produtividade: os maiores produtores mundiais de milho são: Estados Unidos da América do Norte, México, Brasil e Argentina. A produção brasileira para 2005 é estimada em 35 milhões de toneladas e com produtividade média de 2.962 quilos por hectare (fonte CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento), mas em muitas regiões a produtividade é acima de 6.000 quilos por hectare.
Utilidade: o milho é uma das principais fontes de energia para homens e animais e dele se aproveita tudo. Os grãos verdes consumidos em forma de milho-verde ou em conservas e os grãos secos são utilizados na extração do óleo, na produção de fubá, de amido, do xarope e os grãos triturados para ração animal. As plantas verdes trituradas servem para a produção de silagem e as desidratadas para o feno, como alimento volumoso, principalmente para animais ruminantes nas épocas de pouca pastagem.



<< Voltar para Produtos
Busca no Site:

newsletter

Cadastre-se aqui e receba
nosso informativo digital






Aphortesp - Associação dos Produtores de Horti-Fruti do Estado de São Paulo
Todos os Direitos Reservados. 2009 - Desenvolvido por: Andréa Mari